[ editar artigo]

Projeções para a atuação do advogado trabalhista em 2020

Projeções para a atuação do advogado trabalhista em 2020

Não, eu não estou aqui para falar das profissões que serão mais cogitadas pelo mercado neste ano. Afinal, há muito tempo já falamos sobre a inserção de novas tecnologias, a substituição do homem pela máquina e as inúmeras hipóteses de que os empregos naquela área irão ou não acabar de uma vez por todas. 

 

Diante dos acontecimentos nos últimos anos, não temos como estabelecer um panorama do mercado de trabalho em um futuro próximo, pois não existem muitas certezas. Se continuarão havendo alterações legislativas na esfera trabalhista? Apostamos que sim. Já que esta é uma das bandeiras levantadas pelo atual governo, tendo como uma das justificativas a geração de novas vagas de emprego.  

 

Mas um ponto importante que devemos considerar são as Medidas Provisórias que foram sancionadas no segundo semestre de 2019 e consequentemente trarão impacto direito nas relações de trabalho no ano de 2020, sendo estas: a Medida Provisória da Liberdade Econômica e àquela que criou o Contrato Verde e Amarelo. 

 

Ambas as redações trazem mudanças em vários assuntos com grandes impactos no ramo empresarial e trabalhista e devem ser devidamente observadas pelas empresas neste ano de 2020, não só a fim de evitar multas decorrentes de eventuais autos de infrações e demandas judiciais trabalhistas, mas também para estar atento as possibilidades de benefícios financeiros que as legislações trazem para o empresariado.  

 

Diversas mudanças na legislação trabalhista que se iniciaram em 2019, terão grande impacto no cotidiano dos negócios em 2020. Dentre as principais, podemos destacar: o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo, o desconto da contribuição previdenciárias no seguro desemprego, a Carteira de Trabalho eletrônica, a exigência de registro de ponto apenas para empresas com mais de vinte funcionários, a regulação do trabalho aos domingos e feriados, entre tantas outras modificações. 

 

Podemos citar também a primeira alteração deste ano que aconteceu em relação ao salário mínimo. Uma vez que o presidente Jair Messias Bolsonaro anunciou no dia 14 de janeiro que reajustará o salário mínimo para 2020 dos atuais R$ 1.039,00 para R$ 1.045,00. Este novo valor valerá a partir do dia 01 de fevereiro por meio de uma nova Medida Provisória. 

 

É impossível negar que as constantes alterações legislativas têm provocado mudanças rápidas, mudanças a longo prazo e também profundas no mercado de trabalho. E isso está acontecendo em todo lugar no mundo e não apenas no Brasil. 

 

Porém, o que podemos indicar com toda certeza é que a flexibilidade, criatividade e capacidade de adaptação serão indispensáveis. E aqui eu falo, principalmente, para nós advogados da área trabalhista. 

 

Não somente a tecnologia, mas outros fatores, como: as novas exigências no mercado, novos formatos de empresas, a globalização, o envelhecimento da população, as novas tendências sociais criarão oportunidades para atuação do advogado dentro também do novo mercado de trabalho. Em suma, há uma infinidade de situações em que uma empresa pode ser orientada para seu melhor funcionamento.

Comunidade Legal Hub
Dayanne Artmann
Dayanne Artmann Seguir

Advogada. Mestranda. Especialista em Compliance Trabalhista e Gestão de Pessoas. Apaixonada por inovação e tecnologia.

Ler matéria completa
Indicados para você