[ editar artigo]

Gestão à mostra, já pensou nisso?

Gestão à mostra, já pensou nisso?

 

A Controladoria Jurídica detém da gestão de todos os indicadores no escritório de advocacia que irão medir o modelo organizacional por meio de indicadores de capacidade e produtividade. O indicador de capacidade avaliará os projetos da banca e o prazo de entrega, logo o de produtividade diante do resultado da análise entre as entradas dos projetos e o prazo de entrega em determinado tempo.

Antes de mais nada, vale salientar que alguns desses dados são expressos em relatórios ou em dashboards dependendo do software de gestão utilizado, mas sua interpretação nem sempre é exposta à equipe com a devida transparência.

Por essa razão, abordamos a gestão desses dados no modelo de exposição para equipe, tanto dos indicadores de resultados quanto dos resultados que devem ser reavaliados, ambos sendo acompanhados de forma simples e direta.

E como fazer essa transmissão?

A transmissão pode ser feita por quadros ou por uma televisão da qual irá transmitir os dados em tempo real (como as telas em aeroporto) contendo as informações necessárias com metas, indicadores e controles.

Isso é decorrente de uma mudança de comportamento (mindset) do escritório afim de agir com mais foco e importância para auxiliar o alcance dos resultados almejados. Contudo, é preciso identificar quais são os indicadores necessários para que o acompanhamento desse painel seja devidamente adequado.

À vista disso, devemos ponderar a assertividade, agilidade na tomada de decisão, tanto da equipe que está realizando o cumprimento como dos sócios que conseguem visualizar as atividades em tempo real. O acompanhamento desse número disponibilizado pela controladoria irá gerar o efeito imediato da análise aprofundada de determinados indicadores.

Portanto, essa mudança de comportamento deve ser realizada de modo seguro para que dados e informações sejam preservados, por meio dessa transparência a equipe conseguirá entender os gargalos do escritório e individuais  para  que a atuação seja realizada em conjunto (equipe) na melhoria das tarefas.

Deste modo,  é possível compreender que diante das novas reestruturações da controladoria conseguiremos alinhar metas e KPIS para que todos tenham o acesso transparente aos dados, e possam buscar a contínua melhoria diante das motivações que não estão elencadas em valores (remuneração). Esses valores mencionados são os que oportunizam a equipe o crescimento individual e coletivo, na cultura e valores alinhados, no equilíbrio em busca da qualidade de vida e nas tomadas de decisões integradas.

Por fim, avaliamos que diante desse formado de apresentação dos dados, compartilhamos informações e conhecimento, integrando nossa equipe nos mais delicados detalhes, para ampliarmos as melhorias, por isso enfatizo, novamente, a necessidade de analisar os pontos fortes e fracos a fim de alcançar o aperfeiçoamento necessário que o jurídico necessita para alavancar.

Comunidade Legal Hub
Kamille Ziliotto
Kamille Ziliotto Seguir

Advogada, consultora em Produção Jurídica, palestrante e autora de artigos em Gestão Legal.

Ler conteúdo completo
Indicados para você