[ editar artigo]

Como decidir ser um Controller Jurídico?

A Controladoria detém de aspectos que orientam seu desenvolvimento no escritório de advocacia sendo imediato os resultados em relação ao ganho de eficiência e produtividade, proporcionando aos setores desenvolvimento de métodos para as atividades técnicas e de gestão jurídica. Vale ressalvar que além disso a função de análise de resultados e de desempenho é extremamente relevante para o gerenciamento do escritório de advocacia de modo integrado.

A escolha de ser Controller Jurídico depende de algumas competências de gerenciamento alinhadas as habilidades proporcionadas pelas inovações tecnológicas que auxiliam no desenvolvimento do cenário jurídico como uma barreira de proteção para não enxergar as melhorias do futuro.

Mas também, ressalva-se que não somente o conhecimento técnico irá desenvolver suas habilidades, mas, o conhecimento prático do dia a dia de como funcionam as atividades do jurídico. Isso com o intuito de visualizar e desenvolver modelos organizacionais de forma eficiente e dinâmica para que possa visualizar de forma sistêmica o todo.

E como me encontrar?

A controladoria não tem como meta apenas controlar e organizar a condução do processo, mas também gerar segurança e otimizar tempo. Por isso, é preciso avaliar nossas escolhas e como vamos ampliar nosso conhecimento, por isso sempre afirmo, não adianta apenas a realização de um curso simples. Você precisa fazer mais, ir além.

Contudo, quando abordamos o trabalho de suporte aos demais setores, principalmente ao jurídico; quebramos paradigmas e a resistência que nos levam a crer que o trabalho em equipe não é eficiente. E para conseguirmos alcançar níveis profundos de conexão, sua habilidade precisa se alinhar com conhecimento técnico. Assim, ampliar seu conhecimento direto na origem da Controladoria lhe permite expandir o conceito sobre a temática.

 “A Controladoria é o nosso marco zero. É o início de um novo padrão jurídico, com o objetivo de satisfazer as necessidades dos clientes e produzir um melhor rendimento da equipe”.

Hoje, as operações exigem planejamento, organização e métodos específicos para melhores resultados na produção jurídica. Para a conversão das informações do meio físico para o digital muito se discute sobre a essência e a competência da Controladoria Jurídica. “É importante que a equipe de Controladoria dê o suporte de gestão ao setor técnico, tanto para análise interna, quanto para os clientes. Falamos dos indicadores de desempenho aos relatórios gerenciais produzidos pela própria controladoria”.

Portanto, venho aqui contribuir para a reflexão sobre a profissão de Controller Jurídico, a qual tomará para si a missão de controlar, efetivamente, todos os serviços jurídicos do escritório, evitando que falhas aconteçam, de modo que as tomadas de decisão sejam devidamente fundamentadas, para melhor escolha estratégica. Se deseja ampliar seus conhecimentos busque realizar o que ama e sentirá tranquilidade em praticá-lo diariamente levando seu conhecimento à quem precisa.

Comunidade Legal Hub
Kamille Ziliotto
Kamille Ziliotto Seguir

Advogada, consultora em Produção Jurídica, palestrante e autora de artigos em Gestão Legal.

Ler conteúdo completo
Indicados para você