[ editar artigo]

A Resistência entre as equipes

As resistências se desenvolvem nas estruturas através de uma reestruturação dos modelos organizacionais, sendo que o jurídico não está familiarizado aos novos métodos. Desse modo, verificamos o comportamento “padrão”, os quais serão destinadas às alterações junto à gestão da mudança durante esse período.     

Na verdade, são geradas com base em dois pontos basilares: a comunicação e o conhecimento.

A ausência de conhecimento sobre o que é a Controladoria e suas funcionalidades, desenvolvem resistências entre as equipes, sendo necessário trabalharmos com dinâmicas de desenvolvimento humano e coaching, para avaliar como as resistências estão estruturadas. O conhecimento é fundamental para que tenhamos segurança sobre os procedimentos administrativos que serão gerenciados, bem como sobre os atos que serão praticados pelo setor técnico.

Contudo, pode-se afirmar que a ausência de conhecimento à frente de situações como de uma implantação ou reestruturação da Controladoria Jurídica, gera resistências que podem ser permanentes na equipe.

A comunicação entre os setores, inicialmente, demonstra pouca clareza em seus objetivos e apresenta uma postura assertiva, mas, com comportamento agressivo. Isso reflete diretamente nos pontos fracos da equipe, acumulados, com suas crenças. Os limites que desenvolvemos em razão de crenças e pontos fracos, geram medos que nos impedem de dar seguimento às atividades traçadas.

São medos limitantes que desenvolvem resistências e prejudicam a gestão do Controller. Se sua liderança não for alinhada com a equipe, ele encontrará dificuldades de prosseguir com suas ações. E são essas dificuldades que restringem o seguimento de muitas Controladorias.

A análise de SWOT é um excelente técnica a ser aplicada para avaliar as barreiras que são desenvolvidas na organização, identificando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Comunidade Legal Hub
Kamille Ziliotto
Kamille Ziliotto Seguir

Advogada, consultora em Produção Jurídica, palestrante e autora de artigos em Gestão Legal.

Ler conteúdo completo
Indicados para você