[ editar artigo]

A relevância do Controller para o Jurídico

A relevância do Controller para o Jurídico

 

Nos últimos anos os escritórios de advocacia passaram por grandes mudanças, principalmente, na estruturação de novas divisões de trabalho, decorrente de múltiplas funções e atividades, que surgiram com a nova revolução. Contudo, a globalização trouxe um amplo acesso às informações e recursos de trabalho e grande parte dos escritórios de advocacia acompanham essas mudanças, readaptando-se ao novo modelo.

Diante disso, a certeza e precisão das informações são cada vez mais exigidas pelos clientes e sócios. Por isso, a necessidade de um gestor qualificado se impõe, para o controle das informações produzidas e armazenadas pelo escritório.

 

E qual é essa função tão almeja pelo mercado de trabalho?

 

Mesmo diante de tanta resistência do mundo jurídico e dos profissionais, a função de Controller Jurídico ocupa cada vez mais um espaço importante na estrutura organizacional de um escritório de advocacia, sendo, hoje, uma contratação imprescindível.

Vale ressalvar que o Controller Jurídico é o núcleo para a implantação de uma Controladoria Jurídica e claro, quanto melhor e mais acertada for a seleção, melhor será o resultado do setor.

Sua função tornou-se cada vez mais relevante, pois se destina à liderança do setor, com diversas atividades típicas do nível gerencial como; coordenação, delegação, fiscalização, treinamentos, acompanhamento de tarefas, desenvolvimento e análise de relatórios.

Com isso, os atendimentos estão focados na experiência do cliente, sendo que, atualmente, a eficiência e a tecnologia transformaram o modelo de negócio jurídico, proporcionando aos escritórios uma nova visão em relação ao seu posicionamento.

Antes de mais nada, a inteligência está voltada para a capacidade de aprendizado e como se consegue trabalhar com as novas mudanças. Por mais que aos advogados pareça difícil encontrar um gestor “legal”, esse tipo de profissão está mais valorizado do que imaginamos.

Torna-se imperiosa a necessidade de ampliar as mudanças e adequar as novas ferramentas implantadas no mercado, para o gerenciamento de processos. Com a visão sistêmica e organizada do Controller Jurídico, a otimização dos processos e a precisão das informações garantem um trabalho diferenciado e renomado perante o mundo jurídico.

O Controller, com sua experiência em gestão, avaliará os melhores processos, para que os procedimentos internos sejam otimizados, a fim de facilitar o dia a dia da equipe técnico jurídica, ampliando também as ferramentas de armazenamento das informações, metodologias de gestão e a abordagem das inovações.

Por fim, venho aqui contribuir para a reflexão sobre a profissão de Controller Jurídico, a qual tomará para si a missão de controlar, efetivamente, todos os serviços jurídicos do escritório, evitando que falhas aconteçam, de modo que as tomadas de decisão sejam devidamente fundamentadas, para melhor escolha estratégica.

Comunidade Legal Hub
Kamille Ziliotto
Kamille Ziliotto Seguir

Advogada, consultora em Produção Jurídica, palestrante e autora de artigos em Gestão Legal.

Ler matéria completa
Indicados para você